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CRO: O que é a otimização da taxa de conversão?

Por muitas vezes visto, de forma errônea, como simples sinônimo de “propaganda”, o marketing, como ciência, é, pelo contrário, uma forma muito mais complexa de conduzir processos para resultados com produtos ou serviços nas empresas.

Disso todo gerente de marketing ou pessoa que já trabalha na área muito provavelmente sabe.

E, como tal, é necessário que sejam estabelecidas algumas métricas e parâmetros de ação para que tanto essa pessoa quanto equipes – caso ela trabalhe com o apoio de um grupo maior – possam se basear na hora de impor critérios para CRO.

CRO, ou “Conversion Rate Optimization” é um parâmetro que, na verdade, representa um conjunto de ações para que determinadas ferramentas ou canais utilizados pela empresa, como páginas e ações online, tenham mais retorno e sucesso junto ao público-alvo ao qual são destinadas.

Entender, portanto, esse conceito é fundamental para conseguir sucesso.

Mas não se preocupe! Se você ainda não sabe exatamente do que se trata, iremos explicar melhor adiante! Fique de olho e saiba no que prestar atenção na hora de ajustar seus esforços de marketing e as taxas de conversão de suas campanhas e ações:

 

O que é, enfim, CRO em Marketing?

Como dissemos, significa algo como “otimização da taxa de conversão”. Essa taxa, por sua vez, é aquela que define, por exemplo, não só quem de fato teve contato com alguma ação que você disparou em marketing, quem abriu um e-mail, visitou o site ou algo assim.

Ela é mais focada nos resultados que essas ações geraram.

Para otimizar essas taxas é preciso elevar a inteligência aplicada em cada tipo de ação estratégica de modo a, conhecendo profundamente o público o qual sua empresa visa, adaptar da melhor forma cada conteúdo e abordagem, bem como portfólio, para atender mais adequadamente às expectativas e necessidades de cada potencial cliente (ou lead).

Inclusive entre os clientes já “fidelizados”, como chamamos, é preciso estabelecer um fluxo contínuo de ações bem direcionadas para manter sempre elevadas as taxas de conversão, ainda que não estejamos falando de clientes trazidos pela primeira vez à empresa (veja também aqui sobre automação de marketing).

Isso porque são justamente esses pontos que garantirão bom retorno sobre o investimento em marketing (ROI) e não somente custos, de modo a criar um ciclo de sustentação aos negócios e possibilidade de engajamento de forma a trazer sempre insights importantes para as áreas investirem no que mais dá possibilidade de retorno e geração de valor para ambos os lados – empresa e cliente.

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